Cidades Jundiaí

Varian inaugura, em Jundiaí, primeira unidade na América Latina

A Varian Medical Systems, líder mundial em tecnologia para tratamento de câncer com radioterapia e radiocirurgia, inaugurou hoje, em Jundiaí, a primeira unidade na América do Sul.

O complexo de 4.700m2 funcionará como centro de treinamento e educação, produção de aceleradores lineares (equipamentos de radioterapia) e pesquisa e desenvolvimento de software.

O evento contou com a presença dos executivos da empresa, além do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e representantes do governo estadual.

Para a empresa, é de grande importância a instalação de sua sede em algum município na região entre Jundiaí e Campinas para que tivesse fácil acesso a aeroportos, rodovias e ao Porto de Santos. A proximidade a centros de pesquisa e de tratamento de câncer também influenciou na decisão.

O diretor geral da Varian Brasil, Humberto Izidoro, ressaltou que a empresa assumiu o risco de investir no Brasil, mas que confia no crescimento do país.

A decisão de vir para o Brasil foi tomada após a Varian ter ganho uma licitação do Ministério da Saúde em 2013. No acordo, o Governo Federal se responsabiliza a investir R$ 500 milhões na compra de 80 aceleradores lineares da empresa que serão entregues até 2018, quando a fábrica começa a funcionar.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, levantou a questão dos impostos, já que até o momento, a isenção não foi decidida definitivamente e cobrou publicamente o apoio da instituição InvesteSP. O ministro destacou o acordo com a Varian, que é o primeiro de compensação tecnológica no país e a maior compra de aceleradores lineares no mundo.

Por: Dalmir Junior

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do Jundiai365.