Política

Prefeitura e empresários debatem comércio com países árabes

Oportunidades de negócios com países árabes foram discutidas durante o encontro

Durante toda a manhã desta quarta-feira (24), empresários e representantes de países árabes participaram do “Arab Nation Day”, promovido pela Assessoria de Cooperação Internacional como parte do programa “Exporta Mais Jundiaí”. Lançado nesta gestão, o programa tem como objetivo estimular a exportação entre os empresários locais e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento econômico do Município.

Após um breve encontro no gabinete do prefeito, onde foram recebidos pelo gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, os representantes dos países falaram sobre oportunidades de negócios para um grupo de empresários da região, no auditório do Paço. “Os países árabes ocupam a 5ª posição na relação de principais parceiros comerciais do Brasil. Há ainda muito potencial a ser explorado, especialmente nos setores de turismo, infraestrutura, logística e indústria da transformação, entre outros”, afirmou o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Monsour.

De acordo com Monsour, as principais exportações do Brasil para os países da Liga Árabe são de café e açúcar. “Nos cinco primeiros meses deste ano, a exportação de café do Brasil somente para os Emirados Árabes cresceu 50% na comparação com o mesmo período de 2018. Há boas chances de o volume total bater recorde ao final de 2019”, destacou.

A gerente administrativa da Café Caiçara em Jundiaí, Carolina Pignatta, ressaltou a importância das atividades do “Exporta Mais Jundiaí” para os empresários. “Participei em outras duas ocasiões e sempre obtenho informações relevantes. Nós começamos a exportar para a Alemanha recentemente e estamos negociando para vender para Dubai. Foi um encontro muito enriquecedor”, pontuou. As barreiras tarifárias e sanitárias que existem na relação comercial entre o Brasil e os países árabes também foram tema de debate.

Para o assessor de Cooperação Internacional, Carmelo Paoletti Neto, o “Arab Nation Day” cumpriu seu objetivo. “Pudemos ver pela quantidade de perguntas feitas no final das apresentações que várias dúvidas de empresários foram sanadas e isso é muito importante no processo de incentivo à exportação na cidade”, disse.

O evento contou, ainda, com as participações do cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi e do chefe do escritório da Câmara de Dubai no Brasil, João Paulo Paixão, além de gestores e assessores municipais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMJ

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do Jundiai365.
Fillipe Santos

Fillipe Santos

Autodidata, palmeirense, apreciador de whisky e filho de "nossa terra querida", Fillipe foi criado em Jundiaí. Jornalista, tecnólogo em Gestão da Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fillipe é formado em Marketing de Influência pela São Paulo Digital School (SPdS), em Produção Executiva de Artistas pela Villa de Produções e é especializado em Estratégia, Conteúdo e Ações Práticas no Marketing de Influência pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O jornalista é, ainda, diretor de operações da Japi Media Group, agremiação detentora de grandes marcas.