Francisco Morato

Prefeita Renata Sene inaugura a UPA24h

Foram 10 longos anos de espera, desde o inicio de sua construção, mas no dia 25 de janeiro, o sonho da população moratense foi realizado: foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Vereador Nadir Mariano de Lima (UPA24h).

A UPA24h de Francisco Morato começou a ser construída em 2010, ou seja, há 10 anos. Em 2012, as obras foram paralisadas e a UPA24h ficou praticamente abandonada, mas agora, essa história ficou para trás.

Desde 2017, quando a Prefeitura realizou o PPA Participativo nos bairros de Francisco Morato e a UPA24h foi escolhida por unanimidade pela população como um dispositivo público necessário à cidade, a prefeita Renata Sene, em parceria com os vereadores e com deputados estaduais e federais, tem trabalhado para que essa reivindicação da população moratense fosse  realizada.

Por isso, uma nova história da Unidade passou a ser escrita ainda em 2017, quando a gestão da prefeita Renata Sene, juntamente com o Ministério da Saúde, reafirmou o compromisso da entrega da obra e iniciou os estudos de reforma e readequação do espaço.

O projeto não estava adequado, pois ainda faltavam diversos detalhes, como a entrada de emergência, a tubulação de gás, havia necessidade de adequação das salas, e era preciso que houvesse autorização do Ministério da Saúde para que a UPA24h fosse reconhecida.

Após o incessante trabalho de criação, revisão e adequação do projeto e a abertura dos processos licitatórios, em setembro de 2018 foi assinada a ordem de serviço para o reinício das obras da tão esperada Unidade de Pronto Atendimento. E as obras começaram imediatamente, com todos os procedimentos necessários tomados. Agora ela está concluída e entregue à população.

Participaram da cerimônia de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Vereador Nadir Mariano de Lima de Francisco Morato, a prefeita Renata Sene, o vice-prefeito, Dr. Araguacy, os vereadores Nelsinho da Periferia (presidente da Câmara), Alex dos Reis, Flor Cabeleireiro, Ildo Gusmão, Jair Sene, João Raposo, Joãozinho, Kaizer, Marcia Della Torre, Mimo, Salsinha e a assessora Loren Brígida, representando o vereador Giba, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Simões, o deputado estadual, Jorge Wilson o Xerife do Consumidor, o deputado federal, Marcos Pereira, as filhas do homenageado Nadir Mariano de Lima, Sueli, Silvia e Sandra de Lima, o presidente do Instituto Núcleo de Políticas Públicas (INAPP), Pedro Dinarte Faleiro, o prefeito em exercício de Franco da Rocha, Dr. Nivaldo, o vereador de Franco da Rocha, Alex Caixa, e a secretária municipal de Saúde de Franco da Rocha, Lorena Oliveira.

“No início do nosso mandato, fomos aos bairros para ouvir os anseios da população, nas plenárias do PPA Participativo. Por unanimidade, as pessoas elencaram a abertura da UPA24h como prioridade. Mais do que o avanço do serviço de saúde, os moratenses estavam cansados dos esqueletos de obras. E para que o sentimento da cidade mudasse, para que todos se sentissem vencedores, iniciamos a luta para abertura da nossa UPA24h”, disse a prefeita Renata Sene. “E hoje, é com enorme satisfação que entregamos à população um equipamento novo, moderno, totalmente equipado e com equipe técnica capacitada, que estará à disposição em regime de atendimento 24 horas, todos os dias. Mais uma importante conquista para a população moratense”.

Etiquetas