Conecte-se com a gente

Artigos

Passaporte europeu pode ser diferencial na busca por uma vaga de emprego

O documento também abre portas para quem sonha em trabalhar fora do Brasil

Redação

Publicado

em

Com um número cada vez mais alto de desempregados, o mercado de trabalho brasileiro se tornou ainda mais competitivo no último ano. São poucas vagas de emprego para muitos candidatos. Qualificação profissional, experiência e boas formações não garantem mais sucesso na recolocação. Alguns diferenciais, no entanto, podem ser destaque no currículo, e o passaporte europeu é um dos mais benéficos neste sentido. “Ter passaporte europeu deixou de ser desejo apenas de quem busca emprego no exterior –no Brasil, ele passou a ser um diferencial no currículo como sinônimo de atualização e disponibilidade para viagens e mudanças a trabalho”, explica Patricia Mora, proprietária do Ser Italiano, empresa que há 10 anos oferece serviços relacionados ao processo de reconhecimento da Cidadania Italiana. A empresa é uma das pioneiras em processos judiciais, com 100% de causas ganhas. Com sede na Itália, a empresa tem filial em Sorocaba (SP).

O documento tem sido cada vez mais procurado por brasileiros por diversos outros benefícios, além de incrementar o currículo. Com o passaporte europeu, por exemplo, é possível morar em qualquer país da União Europeia sem necessidade de visto e com menos burocracia na hora de alugar ou comprar um imóvel – até mesmo financiamentos podem ser mais fáceis com ele. “O passaporte italiano é um dos mais cobiçados atualmente – enquanto o passaporte brasileiro ocupa o 18º lugar na lista dos passaportes mais poderosos do mundo, o italiano aparece em 4º. Ele oferece a possibilidade de entrar em 188 países, incluindo livre trânsito naqueles que fazem parte da União Europeia, sem necessidade de visto, como EUA, Japão, Emirados Árabes e Canadá”, explica Patricia.

No Brasil, o passaporte italiano é um diferencial no currículo que simboliza experiências em outros países e, possivelmente, um forte conhecimento em outros idiomas. “Hoje em dia, saber Inglês é tão essencial que, muitas vezes, é critério de eliminação em processos seletivos. O Inglês deixou de ser diferencial e quem quer se destacar no mercado de trabalho sabe que é preciso conhecer um terceiro idioma além do Português e do Inglês. É claro que a escolha de qual idioma estudar varia de acordo com a área profissional, mas aprender Italiano oferece várias vantagens em diversos aspectos culturais, acadêmicos e empresariais”, completa Patricia.

A Itália é, hoje, uma das principais economias do mundo e muitos empregadores buscam candidatos que falem o idioma. Trata-se de um País com uma economia forte e diversificada. As indústrias têxtil e de cosméticos, por exemplo, são responsáveis por um grande volume anual de exportações. A culinária e o turismo, que são um dos mais famosos do mundo, também aquecem o PIB italiano.

O italiano é uma língua muito pouco falada fora da Itália, o que é um grande diferencial para o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho. Importadoras no Brasil e exportadoras italianas estão sempre buscando candidatos que falem Português e Italiano para compor seus quadros de funcionários

finaliza Patricia.
Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply