O Governo do Estado de São Paulo estuda, desde o ano passado, transferir as operações de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a iniciativa privada, à exemplo do modelo já adotado na Linha 4-Amarela do Metrô.
Segundo anunciou o presidente da CPTM, Paulo Magalhães Gonçalves – no encontro de negócios entre operadores e a cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a NT Expo, recentemente, em São Paulo – um dos trechos em que a privatização está sendo analisada é o da Linha 7-Rubi, que compreende o trajeto entre a estação da Luz, no centro da cidade, ao município de Jundiaí – passando por outras importantes regiões, como Barra Funda, Lapa, Jaraguá e Francisco Morato – e transportando cerca de 450 mil passageiros por dia.
“Este é um projeto que ainda está sendo estudado, mas a ideia é atrair mais investimentos para o trajeto. Queremos aumentar a capacidade deste trecho, que atualmente conta com duas linhas, e construir mais quatro: duas para trens de passageiros e duas para trens de cargas”, afirmou.