Jundiaí

Fábrica da FEMSA em Jundiaí conquista 1º lugar no Prêmio Qualidade da Coca-Cola Brasil

Premiação reconhece as melhores práticas de gestão adotadas pela unidade

Maior do mundo em volume de produção, a fábrica da Coca-Cola FEMSA em Jundiaí conquista um novo reconhecimento ao seu compromisso com o aprimoramento contínuo da eficiência de seus processos e da qualidade dos produtos que chegam aos consumidores. A planta classificou-se em 1º lugar na edição 2020 do Prêmio Qualidade, promovido pela Coca-Cola Brasil para eleger entre os seus fabricantes nacionais aquele com melhor desempenho nas práticas de excelência em gestão adotadas pela companhia no país.

“O prêmio é o reconhecimento aos esforços e à dedicação de todos da fábrica, especialmente em um ano em que a nossa capacidade de planejamento e execução foi colocada à prova pela Covid-19. Agilidade foi a palavra-chave para o caminho do sucesso” enfatiza Vinicius Micai Nunes, diretor da planta de Jundiaí. “Conseguimos enfrentar os desafios impostos pela pandemia e superar as metas de produção e de qualidade, sem descuidar da saúde dos colaboradores, que são o nosso maior patrimônio, bem como desenvolvendo ações de solidariedade para a comunidade no entorno”.

Embora o case da fábrica tenha sido julgado pelo conjunto de ações apresentadas, o diferencial para a conquista do prêmio foi a estratégia que engajou gestores e a cadeia de colaboradores da planta em um projeto focado em qualidade, explica Vinicius Micai Nunes. Implantado no tempo recorde de 20 dias, o plano foi orientado por uma metodologia de gestão denominada Sprint Kaizen.

Emprego e renda para Jundiaí

Inaugurada em 1993 e operada pela FEMSA desde 2003, a planta de Jundiaí agrega valor ao desenvolvimento industrial do município com instalações tecnologicamente avançadas, gera emprego e renda para a população.

Possui 1.741 colaboradores (entre efetivos, temporários e terceirizados), ocupa área superior a 190 mil m² e de suas 17 linhas de produção 16,7 bilhões de unidades (entre garrafas de vidro, PET e latinhas) de refrigerantes, chás, sucos e isotônicos abasteceram o mercado em 2020 por meio de doze centros de distribuição nas cidades de Caraguatatuba, Guarulhos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Porto Real (RJ), Santos, São José dos Campos, São Paulo e Sumaré.

A unidade também se evidencia no Sistema Coca-Cola pela adoção das melhores práticas em indicadores como Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Segurança de Alimentos. Esses, entre outros requisitos, foram avaliados na concessão do prêmio, um dos mais relevantes outorgados pela Coca-Cola Company no Brasil e que no ano passado reuniu mais de trinta fabricantes concorrentes.

Cuidados com a água e o meio ambiente

Um dos destaques da fábrica na avaliação do Prêmio Qualidade foi a economia no consumo de água, indicador em que a planta de Jundiaí já é uma referência entre as engarrafadoras de Coca Cola. Desde o início de suas operações, reduziu em mais de 70% a quantidade de água utilizada em todo o processo produtivo para fabricar 1 litro de bebida. Essa crescente economia é consequência do esforço permanente pela melhoria da eficiência hídrica, que contribui para reduzir a captação e o consumo de água, e se reverte na preservação do recurso para a população.

Ainda sobre ações de sustentabilidade adotadas pela fábrica e reconhecidas na premiação, a unidade reduziu de forma expressiva os impactos de suas atividades por meio da coleta e destinação para reciclagem de 100% dos resíduos gerados. Outra iniciativa avaliada foi a campanha de conscientização sobre mudanças climáticas: colaboradores participaram de workshops e foram incentivados a plantar mudas de espécies nativas da Mata Atlântica distribuídas pela empresa, para contribuir com a neutralização de emissões de carbono.

Trabalho social para a comunidade

A preocupação com o bem-estar da população também contribuiu para a conquista do prêmio. No ano da pandemia, foram diversas as ações de solidariedade realizadas em Jundiaí pela unidade: doação de 2.000 unidades de máscaras cirúrgicas ao Hospital São Vicente de Paulo; doação e transporte de 600 litros de álcool gel em parceria com a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar); doação de 4.887 litros de bebida ao Fundo Social de Solidariedade do município; transporte de 35 cilindros de oxigênio para a Prefeitura Municipal no suporte ao tratamento de Covid-19; e doação de 34.500 garrafas de água Crystal 500ml para apoio aos profissionais de saúde em ações no combate ao coronavírus.

Em outra frente de apoio ao combate à Covid-19, o edital Ideias Para um Mundo Melhor, da Coca-Cola FEMSA Brasil, em sua versão voltada a projetos que contribuíram para mitigar impactos da pandemia na vida das pessoas, disponibilizou recursos a duas instituições de Jundiaí: a Associação Almater, que distribuiu a famílias de baixa renda frutas e legumes para ajudar a fortalecer o sistema imunológico, como parte das atividades do projeto Alimentando o Futuro, apoiado pelo edital; e a CESPROM – Associação Educadora e Beneficente, que acolhe e oferece cursos de qualificação e requalificação profissional a migrantes por meio do projeto Mãos em Ação.

Valorização dos colaboradores

A fábrica investe em iniciativas para o desenvolvimento de seus colaboradores, como treinamentos e capacitações voltados ao planejamento de carreira e à formação de lideranças, conforme as melhores políticas de gestão de pessoas adotadas pela Coca-Cola FEMSA Brasil.

Por isso, a valorização dos recursos humanos foi outro aspecto observado na concessão do prêmio. Além de 169 promoções de colaboradores, em 2020 a unidade dedicou 7.560 horas em um Programa de Prevenção de Acidentes para treinamento e segurança de seus quadros, demonstrando assim o cuidado com a saúde e a integridade daqueles que, com profissionalismo e comprometimento, contribuem para que a fábrica de Jundiaí continue a gerar valor econômico e social de forma sustentável, e a satisfazer com excelência o consumidor de seus produtos.

A FÁBRICA DE JUNDIAÍ

Inauguração: 1993
Aquisição FEMSA: 2003
Área total: 191.284 m²
Linhas de produção: 17
Produção: 16,7 bilhões de unidades (em 2020)
Colaboradores: 1.741

Etiquetas
Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do Jundiai365.