No próximo 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Esta data é uma referência ao momento em que Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, no qual ele descreveu, pela primeira vez, sobre a biodiversidade das florestas tropicais das Américas, em 1560. Para reforçar a importância dessa comemoração, o Projeto Olhos da Serra promoverá, a partir das 14h, uma roda de conversa online e aberta ao público.
Raquel Melillo, gerente técnica do Projeto Olhos da Serra, explica que o principal objetivo do evento é dar seguimento às ações necessárias para proteção e melhoria da qualidade da Mata Atlântica e da vida das populações inseridas no bioma, explica Raquel Melillo, gerente técnica do Projeto Olhos da Serra, que luta para conservar os mais de 2 mil hectares da Reserva Biológica (Rebio) da Serra do Japi, localizada em Jundiaí (SP). “Temos aqui um importante remanescente florestal de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, com grande riqueza hídrica e biodiversidade de flora e fauna. Precisamos cuidar deste espaço tão necessário”, afirma.
A roda de conversa virtual, que terá início às 14h, abordará diversos pontos essenciais para que a sociedade, iniciativa privada e poder público sigam atuando juntos em prol da conservação desse importante patrimônio.
Com este objetivo, Wagner de Paiva, gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, fará uma apresentação sobre o Plano Municipal da Mata Atlântica. ”Os principais pontos a serem abordados serão a espacialização das áreas passíveis de recuperação no mapa e o estabelecimento de corredores ecológicos no município. Isso gera a necessidade de uma série de ações do poder público e da comunidade local, por isso é tão importante a participação de todos”, convida.
Os interessados em acompanhar a roda de conversa poderão fazer a inscrição por este link. Confira a programação completa:
erviço
Evento online
Data: 27/05/2022
Horário: 14h às 16h
Programação:
14hs – Abertura
14h15 – Projeto Olhos da Serra (Raquel Melillo – Gerente Técnica)
14h30 – Plano Municipal da Mata Atlântica (Wagner de Paiva– UGPUMA Jundiaí)
14h45 – Ações do Conselho das APAs (Cleide de Oliveira – Gestora da APA)
15hs – Experiências da Mata Santa Genebra – Campinas (Cristiano Krepsky – Fundação José Pedro de Oliveira )
15h15 – Abertura para perguntas e debate com participantes.
16hs – Encerramento.
Perfil dos participantes
Moderadora:
Vânia de Fátima Plaza Nunes.
Médica veterinária, colaboradora técnica da Sociedade Mundial de Proteção Animal, a World Society Protection of Animals, possuindo diversas pós-graduações na área de medicina veterinária e meio ambiente, com ênfase em Medicina Veterinária voltada a Saúde Pública, Medicina Veterinária do Coletivo, Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária, Bem-estar animal, Ecologia e Educação Ambiental.
Palestrantes:
Raquel Melillo
Bióloga, Doutora em Ambiente e Sociedade, atua na área ambiental como docente e pesquisadora. Gerente técnica do Projeto Olhos da Serra que tem como foco ações de diagnóstico, monitoramento e implementação de ações de melhoria direcionadas à conservação da Serra do Japi e de seus recursos hídricos.
Cleide de Oliveira
Graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP; Dirigente do DPRN/SMA/SP em Campinas e região. Mestre em Biologia Comparada com ênfase em Etnobotânica pela USP- Ribeirão Preto; Fellow do programa LEAD International – Lideranças em treinamento; Docente do curso de gestão ambiental – ênfase gestão de áreas verdes – UFSCAR-IBEAS; Especialista em Restauração de áreas degradadas e gestão de Unidades de Conservação; Atua pela Fundação Florestal como analista do FEHIDRO para projetos de Unidades de Conservação Municipais e gestora das APAs Cajamar, Cabreúva e Jundiaí.
Wagner de Paiva
Engenheiro Ambiental pela Universidade São Francisco, atua na área de ambiental como membro da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí desde 2010.
Cristiano Krepsky
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2009). Atualmente, pós-graduando em Gestão Pública pela Unifesp. É funcionário efetivo da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da ARIE Mata de Santa Genebra, onde atua nas áreas de Gestão de Unidade de Conservação, Uso Público e Educação Ambiental.