Artigos

Covid-19: Prefeitura de Jundiaí precisa adotar um plano de ação efetiva para conter a pandemia na cidade

A pandemia está tomando proporções incontroláveis em todo o mundo e a vacinação está longe de atingir todos os brasileiros, infelizmente. Aqui em Jundiaí a Saúde está à beira de um colapso, com praticamente 100% dos leitos de UTIs ocupados, tanto na rede pública, como na privada.

Até o momento, a Prefeitura da cidade não apresentou um plano amplo e conjunto para conter o vírus e ajudar a população. O que vemos são algumas medidas isoladas como o fechamento do comércio, porém sem nenhuma ajuda a esses comerciantes e prestadores de serviços, que terão que se desdobrar para pagar a taxa de alvará, em que não é permitido nem o parcelamento.

Nos bairros periféricos de Jundiaí a situação é ainda pior, muitas famílias sobrevivem apenas com doações. A Prefeitura não tem um projeto emergencial para ajudar essas famílias. Não adianta apenas distribuir alguns alimentos, se essas pessoas têm outros gastos como o gás e energia, por exemplo, para fazer as refeições. 

Em sua última live, o Prefeito falou sobre a importância da conscientização: usar máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Porém, somente por meio de uma live, essa informação não chegará ao público pretendido, como ele mesmo citou: os jovens. É necessário um plano de comunicação voltado à mocidade, junto com uma ampla fiscalização em toda a cidade.

Porém não se pode simplesmente “jogar” toda a responsabilidade de conter o vírus para a população. A Prefeitura de Jundiaí precisa assumir esse compromisso e adotar medidas sérias, como garantir mais ônibus nos terminais, com a ampliação da frota que ainda está reduzida; distribuir gratuitamente máscaras de alta qualidade; distribuir álcool em gel para a população e executar um plano de ação eficaz para cada região da cidade. Apenas com lives não iremos conter essa pandemia.

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do Jundiai365.