Jundiaí

Comércio de Jundiaí permanece na fase laranja do Plano SP

Em anúncio do governador João Dória, nesta sexta-feira, Jundiaí permanece na fase laranja do Plano SP, que permite o funcionamento, com restrições, de comércio não essencial e shoppings.

A expectativa do presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, era a de que o município avançasse para a fase amarela, que permite liberação de bares, restaurantes e similares assim como salões de beleza e barbearias. “Precisamos retomar 100% da economia do município mas com os índices de novos casos do coronavírus crescendo, isso ainda não será possível, infelizmente”, afirma. “Para avançarmos, cada um tem de assumir a sua responsabilidade na contenção da doença, todos precisam fazer a sua parte e seguir as recomendações das autoridades de saúde.”

Mark observa que a entidade, como representante dos comerciantes, deseja que as pessoas frequentem os centros comerciais. Mas para isso é preciso critério uma vez que a cidade ainda vive uma fase de atenção no controle da Covid-19.  “Saia nas ruas só o necessário. E quando sair, se questione: precisa mesmo levar o filho? Precisa ir com a família toda?, diz. “Quando sair, saia de máscara, faça o que tem de fazer e volta para a casa, não fique passeando. Ainda estamos em meio a uma pandemia e em quarentena.”

Como já era aguardado pelo Governo do Estado, o coronavírus ganhou força no interior. Por conta do crescimento da doença, a quarentena foi prorrogada até o dia 14 de julho. Por ora o comércio em Jundiaí se mantém em funcionamento mas o fechamento de lojas e shoppings está condicionado ao número de leitos disponíveis e ao avanço da Covid-19.