Cidades Vinhedo

Com 2 novas Unidades Básicas de Saúde, novo Sistema na Capela prevê mais agilidade e Qualidade no atendimento

A entrega a ser efetuada, no final deste ano, da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Osmar Meirelles dos Santos, é apenas uma das novidades no Sistema de Saúde na região da Capela. O Prefeito Jaime Cruz anunciou, nesta semana, uma reestruturação que irá proporcionar mais agilidade e qualidade no atendimento à população atendida nos bairros da região da Capela, aproximadamente 25 mil pessoas. Além da UBS Dr. Meirelles, a Prefeitura também irá entregar uma nova UBS na região do Bela Vista, irá implantar o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – no atual prédio da UBS 1º de Maio e, também, será inaugurado o Programa Estratégia Saúde da Família, conhecido como Médico da Família.

“Estas mudanças, para melhor, estão conectadas àquelas que anunciamos no final do ano, com o redimensionamento do sistema de Urgência e Emergência e a preparação que fazemos para, em breve, iniciar a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 na Capela, nos moldes da UPA da região Central. É um marco positivo para Vinhedo e toda a população, já que estas mudanças, também, impactam positivamente em toda a Rede Municipal de Saúde, com ganhos de atendimento, agilidade e qualidade, para todos os bairros da cidade”, comentou o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

As mudanças, na Capela, envolvem a Policlínica, as UBS´s Von Zuben e Dr Meirelles e o CAPS. Com a inauguração da UBS Dr. Meirelles, os atendimentos que hoje são realizados na UBS Von Zuben serão redirecionados para a nova unidade, que terá capacidade para atender 60% da população da região da Capela, aproximadamente 15 mil pessoas. O CAPS será transferido para o prédio da atual UBS Von Zuben. “Essas mudanças irão possibilitar a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deslocar os atendimentos de atenção básica da Policlínica (clínico geral, ginecologista, pediatra e dentista) para a nova UBS Bela Vista, com capacidade para atender 40% da população da região, cerca de 10 mil pessoas, que irá funcionar no local onde hoje está o CAPS. A região da Capela, então, contará com essas duas novas Unidades Básicas de Saúde, atendendo região norte e sul, e uma unidade de especialidades (Policlínica), no centro do bairro”, afirmou o secretário de Saúde, dr. Alexandre Viola.

Além dos atendimentos nas Unidades, a Prefeitura também inaugura, no final do ano, o Programa Estratégia Saúde da Família, que será implantado na UBS Dr. Meirelles. Conhecido também como Médico da Família, a 1ª fase deste inédito Programa, em Vinhedo, será composta por uma equipe com médico da família, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário. Esta equipe será responsável por atender 4 mil pessoas, aproximadamente 1 mil famílias, na região. Todas essas famílias serão cadastradas pelo agente comunitário. Gradativamente, novas equipes serão criadas e a cobertura ampliada, segundo o secretário de Saúde, dr Alexandre Viola.

O fluxo de atendimento do Caps não sofrerá alteração, sendo que a admissão de novos dependerá da avaliação da equipe.

A Prefeitura, ainda, avalia a possibilidade de incluir na Policlínica, com a mudança, os serviços de Fisioterapia, que hoje são realizados num prédio locado pela Prefeitura. Com esta ação, segundo o Prefeito Jaime Cruz, a cidade irá economizar R$ 80 mil em gastos de locação por ano, que podem ser direcionados a novos investimentos na Saúde. O redimensionamento, também, prevê mais opções de médicos e agendas para consultas de especialidades, reduzindo assim o tempo de espera.

A previsão de entrega da UBS Dr. Meirelles, bem como o início de funcionamento das novas unidades na Capela, é para o final do ano.