Geral

Atuação do ‘Mesa Brasil Sesc’ em Jundiaí beneficia 17 instituições durante a quarentena

Iniciativa distribui, em especial, frutas, legumes e verduras

O Mesa Brasil do Sesc Jundiaí voltou a funcionar e atende, neste momento, 17 instituições sociais da cidade e região. O programa retomou sua ação na semana passada, com a possibilidade de ajudar as famílias atendidas pelas entidades durante a pandemia do Coronavírus.

 “A proposta é contribuir com a doação de alimentos durante a pandemia, tanto para as instituições sociais que se mantém abertas em atendimento aos seus assistidos (abrigos de crianças, idosos e albergues), quanto para as que estão fechadas, mas continuam, por meio da entrega de cestas básicas, seu atendimento às famílias assistidas na comunidade”, explicou a nutricionista Fabiola Freire, coordenadora do Programa Mesa Brasil, do Sesc Jundiaí.

Tal mudança foi necessária, uma vez que em Jundiaí muitas instituições sociais tiveram que suspender seu funcionamento, seguindo o decreto municipal, e algumas passaram a atender as famílias, no intuito de combater a insegurança alimentar gerada neste período.

O Mesa Brasil distribui uma média semanal de 4 toneladas de alimentos, principalmente, frutas, legumes e verduras às entidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Louveira, que atendem durante seu funcionamento normal, cerca de cinco mil pessoas.

E na semana passada, a entrega das doações do programa teve um sabor especial. Além da entrega dos alimentos tradicionais, o Mesa também distribuiu ovos de páscoa e barras de chocolate para alegrar crianças, idosos, moradores de rua, hospitais e famílias vulneráveis.

As doações são feitas exclusivamente por empresas e todos os alimentos doados são entregues às entidades cadastradas. Diante da necessidade de produtos de higiene e limpeza, o programa também está aceitando doações desses itens, em caráter excepcional, enquanto durar a pandemia.

Para o recolhimento e distribuição dos alimentos, os funcionários foram treinados e estão sendo seguidas as normas de higienização do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Tudo é feito com toda segurança à saúde da equipe do programa e dos envolvidos das empresas doadoras e instituições sociais atendidas. A equipe trabalha com máscaras, luvas, toucas e aventais, com constante higienização das mãos. As caixas dos alimentos, a cabine e baú do caminhão são higienizados diariamente”, ressaltou Fabiola.

Empresas interessadas em doar alimentos e itens de limpeza e higiene podem entrar em contato com o programa pelo e-mail: mesa@jundiai.sescsp.org.br